As mudanças serão feitas a partir de 2010
sexta-feira, 2 de outubro de 2009 às 12:26h
O documento que detalha a emissão de gases do efeito estufa pelo Brasil deverá sair com mais frequência e ser mais transparente a partir de 2010, mais não ficará pronto a tempo para a Conferência do Clima de Copenhague, em dezembro, que vai negociar o novo tratado de combate ao aquecimento global.
“Ao mesmo passo que o Brasil pretende intensificar o monitoramente deve investir no desenvolvimento de novas tecnologias que possam contribuir para a redução das emissões de poluentes”. Afirma o biólogo e tutor do Portal Educação Carlos Rodrigo Lehn.
O inventário brasileiro de emissões de gases do efeito estufa, atribuição hoje do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), é um documento compulsório que o Brasil precisa entregar como membro da UNFCCC, a convenção do clima das Nações Unidas. O relatório atual, que está nos estágios finais de produção, deve cobrir todas as fontes de emissões brasileiras - indústria, agricultura, energia, desmatamento entre outros - de 1990 a 2000.
In: http://www.portaleducacao.com.br
Esse blog faz parte da atividade interdisciplinar Pontes e Bichos do curso de graduação ead em Biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz. O pólo de Santo Antônio de Jesus está inserido no Bioma Mata Atlântica e apresentará bichos dos grupos: Aves, Mamíferos e Anfíbios. Nosso grupo apresentará uma ave endêmica desse Bioma. A ave escolhida foi a Jandaia (Aratinga aurea).
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
As possíveis conseqüências do descarte de produtos de consumo para o ambiente
O homem sempre afetou o ambiente, mas até o século XIX este impacto era ao nível local e não global. Mas com a Revolução industrial isso mudou, pois com o avanço tecnológico houve um aumento na produção de embalagens descartáveis e demais produtos industrializados que demoram meses ou até anos para se decompor, a exemplo de plásticos e latas de alumínio. Os resíduos produzidos e lançados em um curso de água ou no seu entorno, por exemplo, podem contaminar outros locais, pois um rio geralmente corta mais de uma cidade. Queimar o lixo libera gases que atingem a atmosfera e se espalham pelo planeta, produzindo alterações climáticas.
O impacto ambiental é na verdade um desequilíbrio provocado pela ação do homem ao meio ambiente. Devido a isso, cerca de 20% das espécies de aves têm se extinguido nos últimos 200 anos.
O impacto ambiental é na verdade um desequilíbrio provocado pela ação do homem ao meio ambiente. Devido a isso, cerca de 20% das espécies de aves têm se extinguido nos últimos 200 anos.
Assinar:
Postagens (Atom)